terça-feira, 19 de maio de 2015


Você tem Cultura?




Resultado de imagem para indios brasileiros


     

                 Na atualidade se fala muito sobre cultura, quem tem? Quem não tem? Desde já adianto todo indivíduo é dotado de cultura, toda comunidade ou grupo social independente da classe possui sua cultura, mas o que seria essa cultura que tanto se fala por aí, um autor que responderá essa pergunta em termos científicos e trata esse conceito com bastante similitude é Roberto Damatta, em um texto do qual possui o mesmo do título dessa postagem onde relata que não existe um povo que tenha cultura e um povo sem cultura, o que realmente existe são culturas diferentes.

              Na obra Você tem Cultura? Damatta esclarece sobre o tema aqui proposto, de antemão trato essa obra como de extrema relevância para  estudantes de qualquer área do conhecimento, nesse caso quanto mais conceitos sobre esse tema, maior será a capacidade de compreensão, do termo Cultura,
             O que Damatta busca elucidar, é que não existe povo que tem cultura e outro sem cultura, o que realmente existe são culturas diferentes, e a sociedade no contexto quase geral carregado de falta de conhecimento específico e baseado no senso comum, não consegue perceber o conceito em sua gênese.Como exemplo presente na sociedade contemporânea, quando se fala em cultura relacionado as grandes metrópoles, se enaltece aquela sociedade como um povo com cultura superior àqueles que permanecem no interior de cada localidade, nos termos de conhecimentos, e nível cultural, segundo Roberto Damatta a cultura que reina na primeira sociedade não é a mesma que reina na segunda, nem poderia ser, pois são sociedades diferentes com conhecimentos diferentes. O equilíbrio seria, a troca de conhecimentos,  uma relação estigmatizada  não acrescenta fatos relevantes a determinada organização social.
DAMATTA,Roberto. "Você tem Cultura?" Rio de Janeiro:Rocca,1986
                 

   
Luciana Costa
           




       

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dia de fazer o quê?

                         




                      Como já se ouviu em algum lugar, "os dias são sempre iguais". Bem, a afirmação tem interpretações diversas uma vez que podemos transformar nossos dias em dias diferentes, buscando sempre novas idealizações, sair da zona de conforto não é nada fácil, mas ninguém poderá fazer por você.
                      Lutar por seus sonhos, se você não o fizer, ninguém vai fazer por você, lute por sues ideais tenha planos que possam se tornar concretos, na certeza que sua vida se tornará uma nova vida, precisamos nos reinventar a cada dia, vivemos num planeta que gira em torno de si, e está em constante movimento, e porque você insiste em ficar parado no mesmo lugar sempre? Busque, lute vá atrás de algo que possa lhe render novos caminhos novos conhecimentos, seja feliz busque sua felicidade faça a diferença onde você for, suas realizações pessoais e profissionais lhe renderão frutos prazerosos de serem colhidos, a felicidade é o extrato que colhemos em nossas conquistas, e para sentimos o desejo de colhermos, e importante que exista a busca por novos desafios.
                   Todo dia é um novo dia, uma nova oportunidade de mudarmos algo em nossa vida, de mudar alguma em nosso ser, então levante acorde por que a vida é muito curta pra ser pequena.

Fé na vida e em tudo que você acreditar.

Luciana Costa Coach