sexta-feira, 6 de junho de 2014

As Controvérsias Diárias que ainda não conseguimos explicar.

Metodologia das Ciências Sociais

          A ciência procura elucidar fenômenos ainda inexplicáveis, a busca por enfrentar fenômenos naturais não explicáveis torna o homem capaz de conquistar poder sobre tais problemas. O receio de enfrentar aquilo que se desconhece, deixa o homem inquieto e com necessidade de conhecimento sobre dado fenômeno. O conhecimento consiste na definição proposta pelo senso comum, todo conhecimento baseado em suposição relacionado com a vivência cotidiana do indivíduo e que possa ser estudado e analisado cientificamente o que está atrelado ao conhecimento adquirido pelo homem em quanto ser social, o que a ciência pode estudar ou refutar podemos considerar conhecimento.
           Os obstáculos ao conhecimento consiste no fato de decifrar o que fato observável e passível de explicação por meio da razão, o conhecimento humano é extenso por isso é difícil explicá-lo e a ciência  permanece numa busca pertinente em explicar o que é conhecimento em uma mera opinião ressaltando que os obstáculos ao conhecimento estão relacionados a busca das elites pesquisadoras no âmbito dos critérios capaz de especificar o que é conhecimento. A sintaxe é a linguagem científica voltada para as relações entre os signos sem que haja especulações ao que se referem. A semântica está relacionada as relações entre linguagem  e realidade preocupa-se com as palavras e objetos enunciados e estado de coisas o foco da semântica é a verdade. A pragmática se refere aos aspectos voltados para o contexto biológico,psicológico e social, que acompanham os signos.
           A lógica da pesquisa consiste na importância de método para a geração do conhecimento segundo o texto pode-se dizer que existe uma lógica da justificação entendida como um conjunto de procedimentos que se seguido a risca é capaz de conferir a cientificidade da pesquisa. Ainda estão por ser determinadas a quantidade de inspiração e transpiração necessária a conquista do novo, a introdução de inovações o pesquisador tende a buscar incessantemente ir além do que já sabe. Os avanços relacionado ao saber científico estão voltados para a mudança de ótica a introdução de novas técnicas e tecnologias, novas formas de abordagem ensejam novas coisas ou novas propriedades nos objetos mais familiares.
         Ciências formais voltadas para a lógica e a matemática não se preocupam com objetos empíricos os procedimentos inferenciais que empregam são de natureza dedutiva. Cientista Social só endossa a afirmação que se mostrem passíveis de adequada justificação depois de terem passados por testes severos. A possibilidade de verificação costuma ser como a condição necessária ainda que não suficiente para uma asserção possa aspirar ao status de cientista. É importante diferenciar possibilidade lógica de falsificação e prova experimental prática e conclusiva de falsidade.De um ponto de vista estritamente lógico não há dificuldade em decretar a falsidade de um universal categórico.A competição entre segmentos da comunidade científica está sujeita a passar por sobressaltos que podem desembocar em crises, visão de Kuhn, não ocorrem em ciência como rituais lógicos decisórios a verificação e a refutação de teorias.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário